Não quero aqui me ater a politicagens e falcatruas. Me colocarei a evidenciar o comportamento acéfalo de um polítco apenas. Não é uma campanha contra ou a favor de nenhum deles. Tão somente o registro de um fato.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, através da secretaria de educação, colocou as disciplinas Artes, Língua Estrangeira e Educação Fìsica como inferiores às outras disciplinas escolares como Português, Ciências, Geografia e etc. As disciplinas mais consideradas por ele, receberam o termo "núcleo comum" e tem maior importância no conselho de classe para avaliação do aluno. Com esse espectro, provoco:
Qual o maior evento turístico da cidade do Rio de Janeiro? Carnaval. E esta não seria uma expressão clara da arte brasileira? Sim, apesar de abusarem do sexualismo, exploração feminina e uma certa ridicularização do homossexual. Mesmo diante deste poréns (que não são poucos), com tantas cores, danças e músicas não deixam de ser uma expressão da cultura e arte de um povo. Vislumbrando as realizações da Copa do Mundo e Olimpíadas, a Educação Física não seria talvez o grande instrumento de ligação desses eventos com a educação popular? Creio que sim. Somando aos eventos supracitados e a clara vocação turística da cidade, não seria interessante que os alunos tivessem a aula de língua estrangeira valorizada, para que estes pudessem se inserir no mercado profissional turístico inerente à cidade? Provavelmente sim.
Essas são mínimas e razas perguntas para uma mera reflexão passageira sobre o assunto. Se aprofundarmos o pensamento, a ira sobressaia.
Talvez o próprio processo de educação durante toda a vida do referido prefeito (da educação infantil até o ensino superior), seja ruim,fragmentado e pouco crítico sendo esse o motivo pelo qual ele não consiga direcionar a educação da cidade do Rio de Janeiro.
Um abraço. Sem mais, por favor.
Um comentário:
Nossa!! Tem razão! Quanta incoerêcia com o momento do país, etc..
não tinha pensado por este lado..
bjos
Postar um comentário