
Em comemoração ao dia da consciência negra (tô um pouco atrasado, eu sei), publico aqui um e-mail que me foi enviado por Lúcia Carioca, inteligente como sempre, quando não escreve, seleciona ótimos textos. Aproveitem!
UMA MULHER BRANCA DE APARENTEMENTE 50 ANOS, CHEGOU ATÉ O SEU LUGAR NA CLASSE ECONÔMICA E VIU QUE ESTAVA AO LADO DE UM PASSAGEIRO NEGRO.
VISIVELMENTE PERTURBADA, CHAMOU A COMISSÁRIA DE BORDO...
- QUAL O PROBLEMA SENHORA ?, PERGUNTOU A COMISSÁRIA.
- NÃO ESTÁ VENDO?, RESPONDEU A SENHORA.
- VOCÊS ME COLOCARAM AO LADO DE UM NEGRO. NÃO POSSO FICAR AQUI. VOCÊS PRECISAM ME DAR OUTRA CADEIRA.
- POR FAVOR ACALME-SE - DISSE A AEROMOÇA - INFELIZMENTE TODOS OS LUGARES ESTÃO OCUPADOS. PORÉM VOU VERIFICAR SE TEMOS ALGUM DISPONÍVEL.
A COMISSÁRIA SE AFASTA E VOLTA ALGUNS MINUTOS DEPOIS.
- SENHORA, COMO EU DISSE, NÃO HÁ NENHUM LUGAR DISPONÍVEL. FALEI COM O COMANDANTE E ELE CONFIRMOU QUE NÃO TEMOS MAIS LUGARES LIVRES NA CLASSE ECONÔMICA. TEMOS APENAS UM LUGAR LIVRE NA "PRIMEIRA CLASSE" - E ANTES QUE A MULHER FIZESSE QUALQUER COMENTÁRIO, A COMISSÁRIA CONTINUA:
- VEJA, É INCOMUM QUE NOSSA COMPANHIA PERMITA QUE UM PASSAGEIRO DA CLASSE ECONÔMICA SENTE NA "PRIMEIRA CLASSE". PORÉM TENDO EM VISTA AS CIRCUNSTÂNCIAS, O COMANDANTE PENSA QUE SERIA ESCANDALOSO OBRIGAR UM PASSAGEIRO A VIAJAR AO LADO DE UMA PESSOA TÃO DESAGRADÁVEL!
E, DIRIGINDO-SE AO SENHOR NEGRO, A COMISSÁRIA PROSSEGUIU:
- PORTANTO, SENHOR, CASO QUEIRA, RESERVAMOS PARA O SENHOR UMA CADEIRA NA "PRIMEIRA CLASSE"...
E TODOS OS PASSAGEIROS PRÓXIMOS, QUE, ESTUPEFADOS, ASSISTIAM A CENA, COMEÇARAM A APLAUDIR, ALGUNS DE PÉ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário