
CRESCI OUVINDO, E ATÉ DANÇANDO, SUAS MÚSICAS. APRENDI MUITO SOBRE A CULTURA, OS SENTIMENTOS, A SABEDORIA, AS ALEGRIAS E DORES DO POVO NORDESTINO. UM POVO QUE CONSTRUIU E CONSTRÓI MUITOS CHÃOS QUE PISAMOS E CASAS E PRÉDIOS NOS QUAIS MORAMOS. UM POVO QUE COZINHA E COZINHOU MUITAS DAS DELICIOSAS COMIDAS QUE COMEMOS. UM POVO QUE REPRESENTA UMA PARTE MUITO GRANDE DESSE NOSSO IMENSO PAÍS. NÃO DEMOROU MUITO PRA EU PERCEBER QUE NORDESTE E SUDESTE TINHAM MUITO EM COMUM: ÉRAMOS TODOS BRASILEIROS!
QUANDO GONZAGA FALECEU, NA MINHA INOCENTE IGNORÂNCIA, PENSEI QUE AS FESTAS JUNINAS ESTARIAM COM SEUS DIAS CONTADOS. UMA VEZ MAIS ME ENGANEI! TENHO QUE ADMITIR QUE A MÚSICA FICOU UM TANTO POBRE. QUE A CULTURA E O POVO NORDESTINO PERDERAM UM DOS SEUS MAIORES REPRESENTANTES, MAS A TRADIÇÃO DAS FESTAS JUNINAS ERAM MUITO GRANDES E MUITO BONITAS, E QUE MESMO TRISTE ELA IRIA CONTINUAR. CONTINUARÁ!
HÁ MUITOS E MUITOS ANOS ATRÁS (TABÉM-TABÉM, NÃO TEM TANTO TEMPO ASSIM, ACHO QUE FOI ANO RETRASADO, RSRSRS) MINHA TIA, FÃ DE GONZAGÃO, MOSTROU-ME UMA MÚSICA QUE ATÉ ENTÃO NÃO CONHECIA, E QUE TORNOU-SE A MINHA FAVORITA: "RIACHO DO NAVIO". ADORO ESSA MÚSICA! ADORO LUIZ GONZAGA!
ESSA PLAYLIST AÍ AO LADO (A DE NÚMERO 15), É TOTALMENTE DEDICADA À ELE. E AS FESTAS JUNINAS TAMBÉM!
COMO DIRIA UM OUTRO MÚSICO/MÍSTICO/POETA (ESTE BAHIANO), PARAFRASEANDO ALGUÉM: "OS HOMENS PASSAM, MAS SUAS MÚSICAS FICAM!" E COMO FICAM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário