Fiquei espantado com a repercussão da brincadeira que o Barack Obama fez sobre seu desempenho ruim no boliche. Ele disse que estava no nível das paraolimpíadas. Todos comentaram como gafe, e ele imediatamente emitiu uma nota se desculpando. Não sou do clubezinho que chegou a revirar os olhos com sua eleição. Já escrevi aqui mesmo, que tinha um frisson desmedido sem mesmo ele começar a governar. Mas isto não interessa tanto, o importante é esta ética mundial 'blasé". Será que é ofensivo dizer que seu rendimento está no nível de uma paraolimpíada? Será que algum deficiente se sentiu desprestigiado? Na maioria das provas paraolípicas os resultados são inferiores se comparados à uma pessoa sem necessidades especias, por motivos óbvios. E em alguns esportes as regras são adaptadas para que se adeque aos praticantes. E por isso alguém e inferior a alguém? Claro que não! Dificimente um campeão paraolímpico ganhará de um campeão olímpico na mesma prova. Isto que dizer que ele é inferior, ou inócuo? Óbvio que não. Acho que há uma vontade de interpretar uma declaração para o pior sentido possível. É querer criar polêmica para vender! Vários comediantes brincam com o fato do Presidente Lula ter o dedo amputado e ninguém faz beicinho. Toda piada é politiamente incorreta! Toda brincadeira mexe com conceitos enraizados cuturalmente. É nítido quando se faz para discriminar, humilhar. Me lembro do comediante com deficiência visual chamado Geraldo Magela, em que a todo tempo fazia piadas e brincadeiras sobre sua deficiência. Ninguém nunca o viu como coitadinho ou incapaz.
Acho que há um mal humor social, uma ética tão falsa quanto a nossa sociedade. Pois o Obama foi preconceituoso, mas quantos portadores de necessidades especiais você viu empregados na mídia ou fora dela?
Um abraço e até a próxima!
Um comentário:
Realmente, não existe a possibilidade de humor sem ofensa. Na verdade, essa babaquice de politicamente correto me parece às vezes (quando acordo especialmente paranóico, ou seja, diariamente) mais uma estratégia no sentido de eliminar a opinião própria em geral.
Postar um comentário