Esta semana o arcebispo de Olinda e Recife, José Ribeiro Sobrinho, excomungou os médicos e os familiares que concentiram com o aborto de gêmeos gerados de um estupro de uma menina de 9 anos de idade. O fato ocorreu em uma cidade perto de Recife-PE. O aborto foi justificado com argumentos de que a criança de 9 anos corria risco de vida durante a gravidez e o parto, além do fato traumático de ter sofrido o estupro pelo padastro. A imprensa em geral saiu em defesa da família e criticou o arcebispo. As críticas o soterraram de todos os lados. Mas o vaticano apoiou a decisão companheiro eclesiástico. Não achem que vou defender o membro do clero. Também não intuam que sou católico, longe disso. Mas acho a postura do padre coerente. Não disse certa, disse COERENTE! Muitas vezes a coerência é dúbia em termos de ética. Pense comigo. A Igreja Católica, sempre foi uma instituição com pilares definidos e pouco flexíveis. Suas bases estão na bíblia e jamais foram contestados. Não admitem preservativo, liberdade sexual, diversidade sexual, experimentos com células-tronco. Também acobertam a pedofilia e pederastia existente em seus membros pelo mundo, reforçadas por não permitirem a co-existência do sacerdócio e do amor heterosexual dos padres. Como exigir de um mero representante desta Igreja estagnada, uma postura diferente da tomada? Ele apenas seguiu tudo o que é preconizado na bíblia, segundo a interpretação católica.
De Cristo pra cá muita coisa mudou, isso é óbvio, ainda mais intensamente dos anos 60 pra cá. Contudo a Religião Católica não evolui, não se repensa, não se coloca contemporâneamente nas mudanças do mundo, pois modificar sua forma de pensar é refutar ou maleabilizar os dogmas deixados pelo filho de Deus. Cristo sempre foi verdade incontestável. Como quebrar isso agora? Seria arranhar todos os séculos de vida até agora. O clero morre abraçado ao passado, e esmaga à força as dúvidas sobre quem somos, porque somos e pra onde vamos. Diante deste quadro, o catolicismo se desfalece socialmente em todo mundo.
De tudo descrito pela bíblia prefiro a imagem da santa ceia, com todos felizes e as palavras sendo regadas a vinho. Tudo com moderação e respeito é claro.
Um abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário